COLABORAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS-CHAVE DE NEGÓCIO E O PROJETO DE EMBALAGENS

Reinaldo Gomes da Silva, Manoel Gonçales Filho

Resumo


A função do Marketing no processo industrial é despertar o desejo do consumidor por meio do desenvolvimento de embalagens, por outro lado, a Logística se responsabiliza desde a saída do produto da linha de produção até a entrega ao cliente, utilizando-se a embalagem para facilitar e assegurar que a entrega seja feita com eficácia, de modo que o produto não sofra nenhuma avaria. Esta pesquisa objetiva analisar a colaboração e integração entre Marketing e Logística por meio do projeto de embalagens, e a forma como essas áreas agem para obter um relacionamento no desenvolvimento dos diversos tipos de embalagens. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e exploratórias para levantamento do processo de criação de embalagens para fins mercadológicos e logísticos. Os resultados apontam que o processo-chave Logística se preocupa com as embalagens, mas a atenção está na diminuição dos custos de transporte, já o processo-chave Marketing atua com o intuito de maximizar a imagem da marca e lucros, contudo, ambos objetivam a satisfação do cliente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.