A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS – ESTUDO DE CASO ENTRE DUAS EMPRESAS MULTINACIONAIS

Rafael Silvério Laurelli, Sidnei Tibério

Resumo


O presente artigo aborda um tema fundamental do ambiente de trabalho, porém por muitas vezes tratado em segundo plano, sem a devida importância, ou até mesmo negligenciado pelas empresas: a comunicação no ambiente de trabalho. Com foco voltado para a comunicação interna nas empresas, através de um breve embasamento teórico são apresentados alguns princípios e teorias da comunicação geral e organizacional, partindo para um estudo de caso comparando duas empresas do setor automotivo as quais tratam o tema de formas completamente distintas, abordando aspectos particulares de cada uma e então demonstrando as diferenças entre elas. O resultado expõe as percepções dos colaboradores de ambas e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos por conta de deficiências nos processos de comunicação. Na conclusão, o artigo salienta a importância da atenção por parte das empresas em todas as formas de comunicação destas com seus colaboradores, apontando benefícios e falhas nas estratégias adotadas, expondo as dificuldades enfrentadas por aquela em que este é negligenciado e os bons resultados apresentados pelas equipes da empresa onde este tema é tratado de um modo relevante.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.