PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E NATURAIS: GREENWASHING OU CONSUMO CONSCIENTE ?

Cristine Moraes, Nágela Prado

Resumo


Partindo da premissa de que o conceito de consumo consciente é ampliado pelos aspec- tos valorativos dos produtos alimentícios proporcionalmente ao tipo de benefícios que propo- cionam, esta pesquisa tem a seguinte questão como norteadora do estudo: qual o real perfil dos consumidores dos produtos alimentícios em relação a percepção dos consumidores de alimentos orgânicos e naturais: greenwashing ou consumo consciente ?

Com o propósito de atingir a proposição deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa de campo quantitativa com o intuito de explorar e descrever os consumidores, os quais foram entrevistados com o auxílio de um formulário como instrumento de aferição.

Neste âmbito, o objetivo deste trabalho consistiu em compreender e identificar o per- fil dos consumidores de alimentos orgânicos e naturais em relação ao grau de consciência e percepção de modo comparativo aos perfis de consumidores identificados em pesquisas já realizadas sobre a temática.

Paralelamente ao objetivo geral da pesquisa e para melhor compreensão e análise dos resultados, o trabalho inicialmente buscou abordar conceitos importantes que possibilitam iden- tificar o grau de consciência em relação ao consumo de produtos orgânicos, como o marketing verde, a rotulagem verde e o greenwashing. Sequencialmente o trabalho apresenta um levanta- mento de pesquisas de campo realizadas sobre a temática do consumo consciente relacionando- a com o consumo de alimentos orgânicos e naturais juntamente do comportamento de compra do consumidor. O foco desta etapa foi identificar e levantar os perfis já traçados de consumi- dores conscientes, a fim de verificar se os consumidores de alimentos orgânicos e naturais ana- lisados na amostra pesquisada poderiam ser considerados “conscientes”.


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